FIC Redenção - Faculdade Integrada Carajás

Publicado em 27/10/2017

Em Dicas

2117

8 dicas para se destacar no mercado de trabalho durante a crise

8 dicas para se destacar no mercado de trabalho durante a crise

Basta abrir um jornal, ligar a TV ou o rádio, espiar as redes sociais para ver notícias sobre a crise econômica, seu impacto no mercado de trabalho e empregabilidade. Preocupados em manter seus empregos, profissionais pensam em caminhos para fugir do desemprego.

Ana Paula da Cunha Rodrigues, professora do curso de MBA em Gestão de Pessoas do IBMR, explica que não há solução única para todos os profissionais em diversas áreas, mas é possível considerar alguns aspectos para assegurar a empregabilidade entendida como o conjunto de conhecimentos, habilidades e comportamentos requeridos pelas organizações. Segundo ela, o profissional deve ser diferenciado no que faz e conhecer suas competências, para ter sucesso em um processo seletivo.

“Faça uma autoavaliação e identifique os pontos prioritários ao seu momento profissional. Além disso, existem alternativas de menor custo ou mesmo sem custo, uma vez que são ofertadas online. Aproveite para investir em você, mas não se esqueça de fazer o que gosta em sua vida pessoal, pois é o equilíbrio nas demais esferas da vida que também o ajudarão a ter sucesso no âmbito profissional”, afirma. A seguir, confira oito dicas da especialista em RH para se destacar em tempos de crise:

1 – Faça uma autoavaliação: reflita sobre as competências, interesses e conhecimentos; entenda o que tem desenvolvido e o que precisa desenvolver; trace um plano de ação com prazos e atividades que poderão orientá-lo nesse processo e acompanhe-os.

2 – Mantenha-se atualizado sobre o mundo e o mercado de trabalho: leia jornais diariamente, artigos e periódicos específicos sobre sua área de atuação.

3 – Invista em sua formação acadêmica: adquira novos conhecimentos fazendo cursos de especialização, pós-graduação, MBA. Além de contribuírem para seu desenvolvimento, são uma excelente oportunidade de ampliar sua rede de relacionamentos profissionais.

4 – Mantenha seu networking “aquecido”: atualize suas informações em suas redes sociais profissionais, como o Linked In; aproveite para conversar com pessoas de sua rede de relacionamentos sobre seu momento profissional; participe de eventos como palestras e congressos em sua área de atuação e/ou interesse.

5 – Atualize seu currículo: seu currículo deve ser conciso, mas com informações relevantes como seu objetivo profissional, realizações, as datas de realização dos cursos, especificando as instituições e os períodos em que esteve em cada empresa.

6 – Desenvolva habilidades comportamentais: saber relacionar-se é uma exigência do mercado, faça atividades que desenvolvam o trabalho em equipe e a criatividade.

7 – Desenvolva aptidões em tecnologia: certifique-se de que domina a utilização das novas tecnologias, como aplicativos e softwares mais utilizados em sua área de atuação.

8 – Aprenda um novo idioma: com o aumento da competitividade do mercado de trabalho, aproveite para aumentar sua qualificação, investindo no aprendizado de idiomas.

Fonte: Revista Melhor. 

FIC Redenção - Faculdade Integrada Carajás
FIC Redenção - Faculdade Integrada Carajás
Acessibilidade


Programas Para Deficentes Visuais