FIC Redenção - Faculdade Integrada Carajás

Publicado em 16/12/2015

Em Dicas

1967

Dicas de como estudar para concurso público

Dicas de como estudar para concurso público

Como estudar para concurso público?

Muitos iniciantes em concursos públicos carregam muitas dúvidas sobre como estudar e como se preparar adequadamente para conquistar a aprovação. Veja algumas dicas sobre como começar.

 

DIREÇÃO

Primeiro você deve saber qual concurso prestar e "colocar o óculos dele".     

Ex: suponhamos que você deseja o concurso para o Ministério Público. Logo, deve colocar “o óculos de Promotora de Justiça", ou seja, pegar os últimos editais do MP de Minas Gerais e de São Paulo(são alguns dos editais mais completos do MP Estadual).  Se a delimitação for para seu Estado, deve socorrer do respectivo edital.

Note bem: quem não sabe o que quer já começa mal, pois neste caso terá que pegar um edital ou da área federal ou da estadual como norte(de preferência o mais completo) 
 
A PREPARAÇÃO 

Com o edital nas mãos, você terá que reservar um ano de preparação, da seguinte forma:     

a) Quantas horas de estudo por dia você tem disponível? R: Suponhamos que você me diga que tenha 4 horas (o ideal começa a partir de 4 horas de estudo e vai aumentando, esse é o segredo do sucesso).     

b) Então, você com essas 4 horas irá dividi-la por dois: estudará por dia 2 matérias do Direito, com 2 horas para cada uma.     

c) Como fracionar? Você estudará de Segunda a Sexta, duas matérias por dia, com 2 horas(poderia ser mais se tivesse mais tempo) para cada matéria. 
  
OTIMIZANDO O ESTUDO 

Dicas:  

1ª - Na segunda feira você escolherá entre as matérias constantes do edital que você tem em mãos, as 2 matérias que você mais gosta. Isso porque você vem do Domingo, logo, psicologicamente a tendência é chegar na Segunda sem ritmo e com certo desânimo. A partir do momento que você sabe que estudará duas matérias aprazíveis, a tendência é o estudo render.     

2ª - A partir de Terça-feira até Sexta-feira você deve estudar duas matérias por dia, da seguinte forma:    
- a primeira disciplina deve ser aquela que você não gosta muito;    
- a segunda disciplina deve ser aquela que você gosta.     

Veja que com isso haverá um equilíbrio de disciplinas, de forma que aquela que você não gosta você já estudou primeiro e como prêmio, veio aquela para estudar que você gosta.     

3ª - Depois de ter em mente a estrutura acima, você pegará o edital que já havia selecionado e uma agenda anual e colocará na Segunda-feira até Sexta-feira, da forma que foi dividida acima, todos os itens do edital. 

* Se você faz cursinho, você deve colocar na sua "agenda de estudos anual" as matérias que você está assistindo, de forma que seu estudo(edital + aula) estará acompanhando as aulas e neste caso o sucesso aumenta, porque uma "imagem vale mais do que mil palavras" - seria o método aprender fazendo - método learning doing 

4ª - Depois de colocar na "agenda de estudos anual" todas os itens do edital, de Segunda a Sexta, você terá o que chamo de "disciplina de estudos", ou seja, você PROGRAMOU DURANTE UM ANO seu estudo, de forma disciplinada, dirigida ao edital que pretende concorrer("óculos de Promotora" - veja, estou colocando Promotora como exemplo, pode ser juíza, defensora pública, diplomata, especialização em Direito Internacional etc) e condizente com as aulas assistidas. 

5ª - E o Sábado, o que devo fazer ?    
a) a parte da manhã deve apenas acessar a internet, bancas de concurso(dicas nossas), questões de concurso etc, além de visitar outras páginas relacionadas ao seu concurso; 
b) primordial: deve sempre resolver as provas dos concursos passados e sentir o estilo do concurso daquele Estado.     

6ª - No Domingo, o que devo estudar ?    
você decide se deve ou não estudar. Nos domingos eu não estudava, e sim, namorava(minha esposa morava em Minas Gerais na época), ficava com a família, assistia à missa, via TV, assistia diversos filmes no cinema, via o Jogo do Corinthians no Morumbi(nessa época morava em SP), enfim, fazia tudo menos estudar, porque a mente sadia é importante, até porque na Segunda eu chegava reposto de energias para começar novamente a semana de estudos.  
 
Fonte:http://www.tudosobreconcursos.com/dicas/como-estudar-para-concurso-publico 
FIC Redenção - Faculdade Integrada Carajás
FIC Redenção - Faculdade Integrada Carajás
Acessibilidade


Programas Para Deficentes Visuais