FIC Redenção - Faculdade Integrada Carajás

Publicado em 16/08/2017

Em Leitura

1865

Estratégias de leitura que funcionam para todo tipo de conteúdo

Estratégias de leitura que funcionam para todo tipo de conteúdo

Há quem acredite que ler é monótono, difícil e até mesmo cansativo. No entanto, grande parte das vezes isso acontece por simples falta de assimilação do conteúdo - o que pode ser remediado com estratégias básicas que auxiliam a compreensão dos dados e informações apresentados em um texto. Conheça, a seguir, algumas dessas táticas, que podem ser utilizadas para os mais variados tipos de textos.

Ative conhecimentos prévios

Fazer conexões com conhecimentos prévios que você tem, seja sobre o próprio assunto do texto ou sobre temas relacionados, auxilia muito a compreensão do conteúdo que está sendo lido. Vale relacionar o texto com experiências próprias, conhecimentos do mundo ou mesmo de outras leituras.

Encontre fatores-chave

Durante a leitura, busque encontrar quais são os elementos mais importantes do texto. Se o conteúdo for narrativo, procure palavras ou expressões que contem as características e qualidades das personagens, por exemplo; para um texto opinativo, é importante encontrar as palavras que deixam claro o objetivo do autor e qual é o seu posicionamento. Se você tiver uma memória visual, faça bastante proveito dos marcadores de texto para destacar algumas partes do conteúdo.

Leia em voz alta

Por ativar tanto a visão como a audição, ler em voz alta potencializa a assimilação e memorização do conteúdo do texto. Além disso, a concentração geralmente é mais intensa quando se lê em voz alta.

Formule perguntas

Elaborar questões sobre o texto facilita a sua compreensão. Ao lado dos parágrafos que considerar mais importantes, escreva uma pergunta que, quando respondida, resuma o que foi dito ou explicado neles. Dessa forma, cada vez que você ler a pergunta se lembrará mais facilmente do conteúdo escrito.

Visualize

À medida em que for lendo, busque criar uma representação visual dos acontecimentos na sua cabeça. Essa prática, chamada de visualização, fortalece a habilidade de compreensão de textos. Além disso, você provavelmente se lembrará mais facilmente do conteúdo lido ao associar palavras com imagens.

Faça um resumo (à mão)

Também conforme o andamento da leitura, faça uma síntese das partes que acreditar serem as mais importantes do texto. Fazer um resumo com as suas próprias palavras, além de facilitar a compreensão do texto, exercita as suas habilidades de objetividade e síntese. Escrever esses resumos à mão é ainda mais importante: pesquisas indicam que quem escreve informações à mão tem mais facilidade para compreendê-las e memorizá-las do que quem apenas as digita.

Exponha seus pensamentos

Procure verbalizar o que você pensa a respeito do que está lendo. Se estiver em sala de aula, discuta; se estiver estudando sozinho, busque amigos com quem possa trocar ideias a respeito do conteúdo ou crie um grupo de estudos. Trocar ideias com outras pessoas só irá ajudar a melhorar a compreensão do texto e a tirar novas ideias a partir dele.

Avalie seu aprendizado

Não basta simplesmente passar os olhos por um texto para compreendê-lo e aprender alguma coisa a partir dessa leitura. Por isso, além de ler com atenção é preciso fazer uma autoavaliação do que você aprendeu: existem termos que você leu e não entendeu? Alguma dúvida ficou sem resposta? A partir disso, você pode buscar novas fontes para complementar ainda mais o seu aprendizado.

Releia

É praticamente impossível que você entenda todas as informações disponíveis no texto em apenas leitura. Reler é fundamental para compreender melhor e também para assimilar melhor o que foi apresentado.

 

Fonte: Guia do Estudante.

FIC Redenção - Faculdade Integrada Carajás
FIC Redenção - Faculdade Integrada Carajás
Acessibilidade


Programas Para Deficentes Visuais