FIC Redenção - Faculdade Integrada Carajás

Publicado em 23/10/2017

Em Eventos

2314

FIC promoveu Semana de Aprimoramento em Enfermagem

FIC promoveu Semana de Aprimoramento em Enfermagem

Nos dias 16 a 21 de outubro, a FIC promoveu a Semana de Aprimoramento em Enfermagem, sendo 5 dias de intensa aprendizagem para os alunos.

 

Nesses dias, os acadêmicos participaram de várias palestras, dentre elas: 

- “Prevenção do Câncer de Mama” - com o enfermeiro Diego Santiago;

- “A Importância do Consumo dos Alimentos que Ajudam a Combater o Câncer” - com o graduado em tecnologia de alimentos, Diego Pereira;

- “Doação de Sangue” - com a farmacêutica Carla Andreia Resende;

- “Exames Laboratoriais para Enfermagem” - com o biomédico Danilo Dias Coelho;

- “Exames Físicos da Teoria à Prática” - com o enfermeiro Marcos Vinicius Ferreira;

- “Estratégia em Saúde da Família” - com a enfermeira Ana Lopes de Lucena Neta,

- “Enfermagem em Nefrologia – Uma Grande Descoberta” - com a enfermeira Fabiane Louretto Ferreira.

 

No dia 17/10, houve a participação do Hemonúcleo de Redenção – HENRE. A abertura foi realizada pela professora Carla Resende, também farmacêutica do HEMOPA, destacando a importância da estrutura da Fundação, do trabalho multiprofissional no banco de sangue e a importância para a sociedade. Também mostrou algumas curiosidades da hemoterapia, com destaque para o tipo sanguíneo Bombain, também conhecido como: falso O (extremamente raro). Em seguida, a assistente social Eliana Barros explanou sobre a importância da doação de sangue, as dificuldades de captação, os mitos e critérios para ser um doador.

 

A farmacêutica bioquímica Silvia Cristina de Oliveira explicou o caminho do sangue, repassando informações a respeito do processamento, dos tipos de hemocomponentes, conservação, controles de qualidades e distribuição do sangue doado. Também destacou todos os protocolos técnicos e cuidados com o sangue para que a população tenha segurança e uma transfusão com qualidade.

 

Por se tratar de um evento do curso de enfermagem, o momento foi aproveitado para enfatizar a importância do profissional de enfermagem, com isso, o enfermeiro André Ciccone demonstrou as atribuições do enfermeiro, como: a triagem, supervisão de coleta, gerenciamento de resíduos, esterilização, hemovigilância e os cuidados na pré e pós transfusão.

 

O farmacêutico Willy Cristiano Luz Alves, diretor administrativo e coordenador do curso de farmácia da FIC, declarou que “a soma de todas as palestras veio proporcionar um aprimoramento muito importante para a carreira profissional de cada aluno”. Também agradeceu a oportunidade e o empenho de todos os professores e palestrantes, em especial, ao HEMOPA, que não mediu esforços para colaborar com o evento. 

FIC Redenção - Faculdade Integrada Carajás
FIC Redenção - Faculdade Integrada Carajás
Acessibilidade


Programas Para Deficentes Visuais