Cursos FIC

Curso de Enfermagem - PPC

Enfermagem

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO:


O que o curso de Enfermagem oferece?

O Curso de Graduação em Enfermagem - Bacharelado – da FIC está organizado em regime semestral e com matriculas semestrais. As disciplinas estão agrupadas em dez blocos semestrais, contribuindo para uma abordagem interdisciplinar, pela articulação de conteúdos complementares e sequenciais. A carga horária é de 5000 horas distribuídas em atividades teóricas, práticas e de estágio supervisionado e estrutura curricular que contempla as seguintes áreas do conhecimento:

• Ciências Biológicas e da Saúde
• Ciências Humanas e Sociais
• Ciências da Enfermagem

Os conteúdos de cada área estão relacionados ao processo saúde-doença do ser humano, entendendo como indivíduo, família e/ou comunidade, inserido no seu contexto histórico, social, econômico e político.

OBJETIVO
O Curso de Enfermagem – Bacharelado - da FIC tem por objetivo formar enfermeiros críticos-reflexivos voltados para a compreensão de determinação social do processo saúde-doença e suas conseqüências, comprometidos com as questões de mudança na qualidade das práticas de vida e saúde das pessoas e grupos, empenhados na construção da especificidade do conhecimento no processo de cuidar em enfermagem e inserido no contexto político-social de uma prática de atenção à saúde.

PERFIL DO EGRESSO
O Curso de Enfermagem – Bacharelado - da FIC privilegia a formação de profissional consciente de sua importância no processo saúde-doença, considerando o perfil epidemiológico nacional e da região, em todos os níveis de atenção à saúde. O enfermeiro bacharel terá uma formação generalista, humanista, critico-reflexiva e investigativa, com competências e habilidades técnico-científica, ético-política, social e educativa.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
No desenvolvimento do seu processo de trabalho deve estar capacitado a tomar decisões que viabilizem o uso apropriado, eficácia e custo efetividade, da força de trabalho, insumos e medicamentos, procedimentos técnicos e uma prática assistencial de segura e de qualidade. No âmbito profissional os enfermeiros devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção de doenças, promoção, recuperação e reabilitação da saúde em níveis individuais e coletivos. Deve também manter uma boa comunicação verbal e não-verbal, acessível e ética, habilidades de escrita e leitura; e domínio de tecnologias de comunicação e informação. No cotidiano do trabalho deve ter aptidões de liderança como compromisso, responsabilidade ética e habilidade de administração e gerenciamento de serviços de saúde.
Grade Curricular
Outros Cursos

INSTAGRAM


YOUTUBE

Inscreva-se