FIC Redenção - Faculdade Integrada Carajás

Publicado em 14/07/2017

Em Cursos

18707

Por que cursar Enfermagem, Odontologia ou Farmácia?

Por que cursar Enfermagem, Odontologia ou Farmácia?

Escolher uma profissão não é tarefa fácil, por isso, separamos as principais informações sobre os cursos de Enfermagem, Odontologia e Farmácia.

Confira abaixo sobre a carreira, o mercado de trabalho e qual o perfil do profissional para cada curso:

Enfermagem:

O enfermeiro é o profissional da área da saúde que acompanha e cuida de pacientes prestando todo tipo de assistência e garantindo a aplicação correta do tratamento médico. Muitas vezes, é o enfermeiro quem realiza os primeiros cuidados em pacientes acidentados ou em crises. Ele presta os primeiros socorros, faz curativos, administra medicamentos e coleta amostras para exames. O profissional de Enfermagem auxilia médicos durante cirurgias, exames, tratamentos ou recuperações pós-cirúrgicas.

Cuidar de pessoas é a base do trabalho de um enfermeiro. Na maior parte dos casos, este profissional lida com pacientes bastante fragilizados que, além de cuidados médicos, precisam de apoio emocional. Neste aspecto, um bom enfermeiro precisa ser humanista, saber ouvir as pessoas, entender o que elas necessitam e servi-las. Ter controle das próprias emoções e caráter prático ajudará este profissional em situações de emergência, resgate ou salvamentos.

O mercado de trabalho para enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem está em alta. Além de clínicas e hospitais, o profissional da área passou a lidar com gestão hospitalar, resgate e atendimento domiciliar (“home care”). A organização de grandes eventos culturais e esportivos também deve, obrigatoriamente, contratar profissionais da enfermagem, que ficam de plantão no local para qualquer emergência.

(Fonte: Guia de Carreira).

 

Odontologia:

O profissional formado em Odontologia é responsável pela saúde bucal das pessoas. Ele atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas relacionados à mordida, gengiva e dentes. O dentista realiza tratamentos estéticos e também intervenções relacionadas à saúde bucal. Ele está apto a identificar doenças através de exames clínicos, radiográficos e laboratoriais e, a partir do diagnóstico, propor o tratamento mais adequado e receitar medicamentos.

A exemplo de outras carreiras na área de saúde, o profissional em Odontologia deve ser humanista e gostar de cuidar de outras pessoas. Ter poder de concentração, ser paciente e detalhista são características desejáveis para um profissional desta área.

O profissional formado em Odontologia pode trabalhar em hospitais, clínicas odontológicas, postos de saúde, cooperativas, sindicatos, escolas, etc. Outra opção para o dentista é abrir seu próprio consultório. A faculdade de Odontologia é bastante procurada e existem muitos profissionais formados no país. Porém, a procura por este profissional também é crescente. Cidades do interior, longe dos grandes centros urbanos, concentram boas oportunidades de emprego para este profissional.

(Fonte: Guia de Carreira).

 

Farmácia:

A profissão de farmacêutico é regulamentada no Brasil. Além de possuir diploma de bacharel em Farmácia, o profissional que deseja seguir esta carreira deve obter um registro no Conselho Regional de Farmácia (CRF) de seu estado. O farmacêutico é capaz de produzir medicamentos e cosméticos em qualquer escala. Pode trabalhar em farmácias e drogarias como o responsável técnico ou atuar na fiscalização sanitária, combatendo a fabricação de remédios falsificados, por exemplo.

Um bom profissional da área de Farmácia deve ser humanista. As atividades desenvolvidas por este profissional geram impacto direto na saúde das pessoas, portanto, o farmacêutico deve ser ético e ter senso de responsabilidade. Outra característica desejável para este profissional é estar sempre atualizado sobre novos produtos e tecnologias aplicadas à Farmácia.

É previsto em lei que farmácias e drogarias devem ter farmacêuticos em seu quadro de funcionários. Além destes estabelecimentos, o profissional formado em Farmácia encontra oportunidades de emprego em: hospitais públicos e privados; indústrias de medicamentos, cosméticos ou alimentos; laboratórios de análises clínicas; institutos de pesquisa; vigilância sanitária ou saúde pública. Profissionais formados em Farmácia encontram um mercado de trabalho bastante aquecido e alta empregabilidade.

(Fonte: Guia de Carreira).

 

Se essas informações te ajudaram a escolher seu curso, então não perca tempo e inscreva-se no Vestibular Agendado FIC Redenção 2017. Clique aqui

FIC Redenção - Faculdade Integrada Carajás
FIC Redenção - Faculdade Integrada Carajás
Acessibilidade


Programas Para Deficentes Visuais